Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Perguntas que o seu cão faria ao veterinário

Retirei algumas perguntas e resumi as respostas que achei interessante do livro: "100 Perguntas que o seu cão faria ao veterinário" de Bruce Flogue, veterinário e escritor.
~
" Cão: Porque chuto terra para trás depois de esvaziar o intestino ou a bexiga?

Vet: É um instinto básico, que não precisa ser ensinado. Porém, alguns cães que não tem esse costume, podem começar a ter ao observar outros cães fazendo isso. Os produtos de excreção corporal são ótimos para demarcar território. Por isso, em vez de apenas excretar aqui e ali, os cães os utilizam para deixar mensagens. As evacuações em si são inócuas. então alguns cães as realçam chutando terra ao lado ou até mesmo por cima delas. Tal comportamento tem dois objetivos:  torna o lugar mais visível e libera outros odores do chão que outros cães podem sentir. É como demarcar território. 

Cão: Algumas vezes fico tão excitado quando as pessoas chegam em casa, que me molho. Como posso aprender a controlar minha bexiga?

Vet:  Cães que urinam em si mesmos quando cumprimentam pessoas não tem uma boa auto estima. São inseguros e no geral, medrosos. É um sinal claro de submissão exagerada. Para evitar isso, os donos devem evitar se abaixar e passar a mão na cabeça do cão. Ignore nos primeiros minutos, depois se abaixe devagar e ofereça  mão virada para cima e deixe que o cão toma a iniciativa de se aproximar. Evite vozes finas ou elogios, o silêncio é o melhor nesse caso.

Cão: Porque necessito latir tão alto quando estranhos se aproximam de casa? Meus donos ameaçaram fazer uma cirurgia em minhas cordas vocais.

Vet: Qualquer cão considera-se membro de uma matilha, que é a sua família, e como membro, ele deve ser responsável em avisar os outros quando o território está prestes a ser invadido. E a melhor maneira é latir. 
A milhares de anos, os humanos vem interferindo na genética para criar cães que mais correspondessem as expectativas. Os lobos, parentes dos cães, são silenciosos e não latem ou choram pois tal comportamento chamaria a atenção de predadores. Os cães serviam como guarda, por isso foi incentivado o latido, e como a audição deles é muito maior que a nossa, eles podem latir por coisas que achamos desnecessárias, pois não ouvimos. Depois de incentivar o latido de guarda, os humanos decidiram que essa é agora uma característica canina que eles não querem mais.
Algumas reças latem mais que outras. Falando de modo geral, cães pequenos, principalmente os terriers latem muito, enquanto os cães grandes, são mais silenciosos. A cirurgia nas cordas vocais é uma operação na qual se faz buracos na corda vocal do cão. Exceto no Japão, onde latidos são considerados crimes horrendos dos cães, poucos veterinários aceitam fazer esse tipo de procedimento. Em vez disso, se sugere que entenda e descubra o motivo dos latidos, e então adestrem de maneira positiva seus cães.

Cão: Os humanos sorriem muito. Também posso aprender a sorrir?

Vet: Os cães não sorriem naturalmente quando estão felizes. Sorrir é um comportamento dos primatas e humanos. Para os cães, o ato de retrair os lábios na realidade pode significar um sinal de submissão, assim como lamber os lábios dos outros, que os humanos considerariam beijo, para os cães significam amizade e submissão, subserviência. 
Mas alguns cães realmente aprendem a sorrir ao observar seus donos, potencialmente porque qualquer cão pode aprender a sorrir, e quando percebe que o ato de retrais os lábios deixa seus donos alegres, eles o fazem com mais frequência.

Cão: As pessoas acham que sou primitivo e querem me mudar lá para fora só porque estão trazendo um bebê para casa. Isso é justo?

Vet: Se um cão já mora na casa, é desnecessário mudá-lo para fora com a chegada de um bebê. A resposta de um cão a um bebê é condicionada pela necessidade de saber qual o seu lugar na matilha. Os cães não gostam de mudanças. E um bebê vai alterar totalmente a rotina de uma família, então, para o o impacto seja menor, é importante começar as mudanças na rotina bem antes de o bebê nascer, de forma gradual.

Cão: Porque amo minha dona mas odeio o marido dela?

Vet: Pode ser que elas tenham um cheiro mais gostoso. Cães são ciumento e protetores com o que consideram deles. Em uma relação humano-cão, um homem em especial se tornará o líder da matilha. Em algumas casas, o cão escolhe a pessoa que o alimenta e que o leva passear como o líder da matilha,e geralmente quem faz isso é a mulher. Em outras casas o cão poderá escolher o líder pelo tom da voz mais grade, que nesse caso será o homem. Cães que escolhem líderes homens com essas características (voz grave) costumam ser mais dominantes.
Outro fator é quando um cão é criado em um ambiente feminino, então eles se acostumam com os odores e vozes das mulheres, passando a se sentir mais seguro na presença delas. Os homens, nesse caso, são tratados como estranhos, ameaçadores.  Outro motivo é o ciúme, muito frequente em cães, as vezes eles até impedem que um marido deite com a sua mulher. Esse comportamento pode ser modificado com o homem assumindo algumas responsabilidades no cuidado do cão, como alimentá-lo ou levá-lo passear.

Cão: Odeio ficar sozinho, quando isso acontece faço uma bagunça em casa para me divertir. Mas por que também como as plantas, rôo a mobília e urino nas camas?

Vet: Os cães são animais sociais e gregários. Gostam de atividades, não somente porque queiram estar nela, mas porque só de observar já os estimula mentalmente, por isso muitos cães gostam de observar o movimento das ruas pela janela ou pela porta. Quando chega convidados dentro de casa, o cão quer estar junto, cheirá-los e explorar os novos cheiros, ele não gosta de se sentir excluído.
Ficar sozinho não é natural, é chato. Atenção é o que os cães mais querem e quando a matilha inteira sai e o deixa sozinho ele fica ansioso, agitado e frustrado. Em sua ansiedade, torna-se destrutivo. Suas atividades destrutivas não são feitas por aforra ou para provocar. Ele faz coisas que jamais faria se estivesse com sua matilha. Para evitar esses comportamentos as pessoas devem acostumar os cães a ficarem sozinhos enquanto ainda são filhotes. As pessoas devem sair em silêncio, sem dizer nada e sem contato físico. Dois ou três brinquedos e televisão ou rádio ligados também pode ajudar enquanto o cão estiver sozinho. "

Minnie fazendo sua bagunça diária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário