Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Como ensinar meu cão a andar sem puxar a guia?



Esse é um grande desafio pra mim, a Minnie ainda não aprendeu a caminhar sem puxar a guia ou latir pra algumas pessoas. Tenho pesquisado muito sobre como ensiná-la, e comecei a por em prática, ela já melhorou bastante, mas ainda falta muito pra ser um cão bem adestrado nos passeios. Eu saio com ela sempre que faz tempo bom, e caminho por uma hora (com intervalo de 10 minutos pra beber água e descansar), como ela é tem muita energia, não posso caminhar menos que isso com ela. 

Antes de sair tomo algumas precauções, tenho sempre sacolinhas plásticas no bolso porque quase sempre ela acaba fazendo necessidades e eu tenho que recolher (todos deveriam, tinha que ser lei), levo uma garrafinha de água com um potinho pequeno pra servir pra ela se vamos caminhar muito longe de casa, se não eu costumo voltar pra casa pra ela beber água mesmo. Me certifico que a coleira está bem presa (uso a coleira simples de pescoço, e me certifico que fica um dedo de folga pra ficar confortável mas que não a deixe fugir, claro), e uso aquela guia que tem três metros mas é ajustável, deixo ela sempre curta e só solto no final da caminhada quando não tem ninguém na rua, pra ela aproveitar e cheirar as coisas, e se acalmar. 

Como eu moro bem no centro, logo que eu saio já tem muita gente, carros e barulhos na rua, e  no início da caminhada ela está bem agitada, puxa bastante e late pra algumas pessoas) caminho então pra quadras mais calmas e com menos pessoas, e assim corro um pouco com ela e ando mais rápido pra ela cansar, quando vejo que ela está mais acostumada, eu desço a avenida, ela se comporta bem nessa hora, mas de vez em quando volta a puxar e latir. Vou colocar aqui o treinamento que vou praticar com ela de agora em diante:

Para ensinar o cão a andar de forma correta é preciso ter muita paciência e ser bem consistente no treino que será seguido. Por isso, saia de casa sem horário pra voltar, pois isso pode demorar bastante.


O processo é o seguinte:

1: Fique quieto, não dê um único passo;
2: Espere que o seu cão se sente, quando ele o fizer reforce-o;
3: Depois, reforce-o por ficar quieto e a olhar para si;
4: Finalmente dê um passo.

Para os cães que puxem com muita força ou tenham um comportamento já muito estabelecido use recompensas de comida.

O ciclo é: senta, recompensa, um passo, pare. Depois, senta, recompensa, um passo, pare. Depois de cerca de seis repetições, o cão irá sentar-se imediatamente quando para. Assim que isso acontecer passe a dar dois passos. Depois três, quatro, cinco, seis, dez e por ai a diante. Passado algum tempo verá que o seu cão estará a andar à trela agradavelmente sem puxar.

Para evitar um passeio com puxões o tempo todo, uma boa técnica a ser utilizada é a do “ziguezague”: quando o cachorro começar a puxar na direção em que deseja, o dono deve frustrá-lo, virando-se rapidamente para o lado contrário. Com isso, o cão começará a notar que o passeio fica muito sem graça e irá prestar mais atenção no dono, para saber que direção deve tomar. Todas as vezes que o cachorro prestar atenção no condutor, deve ser bastante elogiado e recompensado, para que perceba que este é o segredo para uma caminhada bem legal!

A recompensa nestes momentos é fundamental: muitos elogios, um petisco gostoso toda vez que o cão estiver prestando atenção no dono e andando ao seu lado.

A coleira Gentle Leader também tem sido muito utilizada, com ela o cão pode abrir a boa normalmente, arfar, comer, beber água, etc, mas quando tenta puxar sua cabeça irá virar impedindo de prosseguir. Esse tipo de coleira não machuca o cão, mas é preciso acostumá-lo com ela antes de ir para a rua, já comecei a fazer isso com a Minnie, sempre coloco a coleira e dou muitos petiscos e carinhos, no início ela nem se mexia, mas agora já está se acostumando, nem tenta tirar mais, daqui alguns dias já vou poder levá-la passear com ela, eu espero. A Gentle Leader é essa aqui:


Vou começar a levar petiscos em uma sacolinha e sempre que ela andar ao meu lado vou lhe dar um, cada pessoa que passar vou lhe dar outro petisco e elogiá-la bastante, para que ela pare de ver cada um que passa ao nosso lado como uma ameaça. Vou praticar o adestramento básico, que ela já sabe, mas na rua, e tentarei   que ela preste atenção em mim sempre que possível. Levarei sempre o clicker pra poder incentivá-la no momento certo. 

Vai ser um trabalho longo, como não quero utilizar nenhum tipo de punição ou qualquer tipo de coleira que a machuque, sei que vai demorar mais, ma vai ser muito recompensante no final, iremos aprender juntas afinal, eu também preciso caminhar mais e me exercitar, assim como ela. Juntas a gente vai conseguir.

Eu e a minha pricesinha Minnie




5 comentários:

  1. vou praticar pois tbm tenho uma cadelinha que nao sabe caminhar junto a mim e late mto para tudo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns excelente texto, eu sou adestrador de cães e sempre acompanho site que falam sobre cães, o seu método de ensino usando reforço positivo é muito bom, só quero acrescentar uma palavrinha sobre psicologia canina, O comportamento típico da maioria dos cachorros é puxar a coleira .
    Você tenta puxar para trás, dá bronca no cachorro, muita gente dá uns
    trancos, usa coleiras enforcadoras, etc, e o cachorro continua puxando
    desesperadamente. E você acaba seguindo seu cão aonde ele quer ir,
    machuca suas mãos e toda esta situação termina em uma enorme
    frustração.

    " Veja bem como esse passeio se parece do ponto de vista do cachorro.
    Ele pensa: “Eu puxo e acabo indo aonde eu quero ir. Puxar é o que
    funciona para fazer meu dono ir aonde eu quero.” Então para ele passear
    na coleira significa “eu vou puxar com toda minha força até eu chegar
    aonde eu quero ir, sempre funciona.” Pronto, você treinou seu cachorro a
    puxar sem parar. Agora precisamos reverter este quadro."

    Obrigado pelo espaço, vou continuar acompanhando.

    Como Adestrar Cães, Como Adestrar Um Cachorro http://bit.ly/1B7PN8a

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei o artigo... ;)
    Pessoal, eu descobri um curso de adestramento para cachorros que é simplesmente ótimo.
    Nele aprendemos a ensina-los a fazer suas necessidades nos lugares certos, a não destruir as coisas, latir só quando for preciso e também técnicas para passeios, e muito mais.
    Gente, são técnicas de treinamentos muito fáceis de serem colocadas em prática, vale muito a pena.
    O curso é em formato de e-book digital, basta baixa-lo e tem um preço super acessível, eu recomendo!!
    Esse é o link do curso caso alguém se interesse ok
    http://bit.ly/cursoadestrarcaes

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa técnica de ensinar o cachorro a caminhar normalmente, tenho um pastor alemão com cerca de 4 anos e quando saio com ele é um verdadeiro incomodo pois ele quer somemte correr, as vezes corro com ele mas tem horas que quero caminhar e ele continua puxando, mas acho que ele vai aprender desse jeito pois é muito inteligente ele senta dá a pata e tals. OBRIGADA bjs

    ResponderExcluir