Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mitos Caninos

~> "Focinho quente é sinal de doença": A temperatura do focinho dos cães costuma subir quando estão dormindo, por isso ele acorda com o focinho quente, o que é normal. Só haverá problema, se além de quente o focinho estiver seco e apresentar outros sintomas, como apatia.


~> " Cães não precisam ser vermifugados quando não saem na rua": Como se vermes tocassem campainha ou pedissem pedágio... mesmo dentro do lar o cão pode pegar vermes e outras doenças que podem vim de comidas, por exemplo, o importante é não correr o risco.

~> " Cães avisam quando estão doentes": Na verdade é exatamente o contrário. Cães evitam se mostrarem doentes pra não se sentirem vulneráveis para um possível inimigo, os sintomas só costumam aparecer quando o cão não aguenta mais.

~> "Cães só enxergam em preto e branco": Eles apenas veem menos cores que o ser humano, mas podem distinguir várias cores sim.

~> "Cadelas devem ter uma ninhada antes de serem castradas": Mito antigo, do ponto de vista de saúde e bem-estar do bicho a castração é benéfica, e é até melhor serem realizadas antes do primeiro cio pois diminui mais os riscos de doenças e infeccções no sistema reprodutor.

~> "Ossos são sempre bons para cães": Cães realmente gostam muito de roer, mas se deve tomar muito cuidado ao tipo de osso que se dá para eles, os de borracha ou courinho são os melhores. Não ofereça ossos finos ou de galinha pois podem correr risco de ficarem engasgados ou prejudicar o sistema digestivo.

~> "Se você mecher na comida do cão enquanto ele estiver comendo será mordido": Se o cão ataca quem meche, acidentalmente ou não, na comida dele, o problema está na falta de socialização ou o cão não foi adestrado para isso. Desde que você adquire um cão, você deve ensinar que tanto você, como seus familiares, não oferecem nenhum tipo de perigo. Comece dando comida na mão para ele, mecha constantemente enquanto ele estiver comendo, ensine a só comer quando você ordenar, etc. A Minnie foi ensinada assim e nunca me mordeu, nem se importa se eu mecho na comida dela.

~>"Cães e gatos são inimigos": Na verdade isso vai depender do temperamente de cada cão e gato e como eles foram socializados e adestrados. No geral, cães se dão muito bem com gatos se forem ensinados a isso.

~> "Cães precisam de quintal": É claro que ninguém gosta de ficar confinado em um apartamento. Mas pode reparar: solte seus cães em um grande quintal do tamanho de um capo de futebol, que a maior parte do tempo eles vão ficar na porta esperando a hora de entrar em casa, ou no lugar mais perto que ele puder ficar dos seus donos. Na verdade, muitos donos querem um quintal não para que o cão tenha seu espaço para se divertir, mas sim para ele ficar lá fora e deixer o dono em paz. Cães gostam de brincar, correr e se divertir na companhia dos donos. 


~> "O cão só abana a cauda quando estiver feliz": O cão abana a cauda devido a diversos estados de excitação, ansiedade ou até mesmo agressividade. 

~> "O cão macho é melhor para ser guarda do que a femea": O que define um bom cão de guarda não é a agressividade, e sim a verdadeira coragem. E tanto como machos ou femeas são capazes disso, o que se deve ser analisado é o comportamento geral do cão, a raça e o que foi herdado geneticamente. Alguns cães são ótimos como guardas, enquantos outros não são. Um Fox Paulistinha pode ser melhor cão de guarda do que um Pit Bull, por exemplo. O machos podem até se ditraírem mais fácil e deixarem de proteger o terreno quando por exemplo uma fêmea no cio está próximo.

~> "Os melhores cães de guarda são os agressivos": Todo cão de guarda deve ser bem socializado e adestrado para que possa distinguir as pessoas que ele deve atacar, como intrusos e ladrões, e aqueles que ele não deve atacar, como os próprios familiares ou visitas. Agressividade nenhum cão deve ser estimulado a ter.

~>"Não se deve ensinar truques novos a cães velhos": Qualquer cão, de qualquer idade, pode aprender coisas novas. Aliás, eles sempre estão a aprender coisas novas, com a sua interferência ou não. O que pode acontecer é o adestramento demorar mais ou apresentar mais dificuldades, mas nada que um dono paciente não consiga mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário