Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicionário Canino

Muitas vezes usamos palavras do dicionário humano para descrever comportamentos caninos. Mas, na verdade, os cães tem seu próprio dicionário, que muitas vezes é desconhecido por seus donos. Temos o costume de humanizar os cães, transferindo valores humanos á existência do cão. Alguns exemplos e o que eles significam para o cão:



Compaixão

Dicionário Humano – Compaixão (do latim compassione) pode ser descrita como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem.



Dicionário (sinônimo) Canino: Fraqueza - Sentimentos que demonstram demasiada caridade são projeções de fraqueza, pois no mundo canino prevalece a imagem do mais forte. Se aquele que se projeta como "líder" demonstra medo através de vocalizações que inferem a conivência com o medo do subordinado, este está agravando o estado inseguro do seguidor.


Ciúme


Dicionários Humano - Ciúme é uma reação complexa, envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos: 

Emoções: Dor, raiva, inveja, medo, depressão e humilhação.
Pensamentos: Ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração.
Reações físicas: Taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
Comportamentos: Questionamento constante, busca frenética de confirmações de ações agressivas, mesmo violentas.

Dicionário (sinônimo) Canino: Controle (eu prefiro traduzir ciúme como posse) – O comportamento que se apresenta para o dono como sendo uma atitude de defesa ou proteção, é na realidade um ato de controle do animal do próprio dono. Pois ao evitar de alguma maneira, seja pacificamente seja agressivamente, o contato do seu dono com outra pessoa, objeto ou animal, está evitando que a interação ocorra. (Eu costumo dizer que o cachorro com esse comportamento se considera o legítimo proprietário de determinada pessoa, objeto ou animal, ou seja, ele acredita que detém a posse dessa pessoa, objeto ou animal).


Saudade


Dicionário Humano: Saudade - memória ou recordação de pessoas, familiares ou objetos; sentimento experimentado entre duas pessoas que estão distantes, ou que ficam muito tempo sem se ver; lembrança; lembrança de pessoas ou coisas distantes ou não mais existentes, acompanhada da vontade de tornar a vê-las ou possuí-las.

Dicionário (sinônimo) Canino: Incerteza - Quando uma pessoa ou mesmo animal deixa de estar presente, não é incomum que o cão da casa demonstra sinais de depressão, deixando de comer ou ficando apático. Os cães sabem, porquê assim veem o seu mundo, que uma matilha há segurança em números. Quando um membro se ausenta o bem do grupo está prejudicado, como sobreviver agora com a ausência? Um cão não percebe que o dono, por exemplo, voltará no fim do dia, pensa que será para sempre, e fica muitas vezes desesperado até atingir um nível de depressão. 



Dennis Martin
Analista Comportamental de Cães
Membro do British Institute of Professional Dog Trainers – Inglaterra - www.dennismartin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário