Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Junto

Vou começar a ensinar o comando "junto" pra Minnie, vou postar aqui como irei fazer exatamente. Vi essas dicas aqui(clica)



Junto
Um filhote ficar calmamente ao lado do seu dono, andando junto e sentando quando o tutor parar, é algo lindo de se ver. Apesar de levar um tempo para haver sincronia, eventualmente você conseguirá andar por entre as pessoas e pedir para o filhote ficar junto de você por uma boa distância. Milagre? Use os seguintes exercícios para ensinar seu filhote a ficar junto ao seu lado.

Faça um círculo simples
Pratique em um lugar calmo (dentro ou fora de casa). Limpe o local para que vocês possam andar em círculo. Posicione o filhote ao seu lado esquerdo, vocês dois olhando à frente, as patas do filhote alinhadas com seu calcanhar. Pronto? Vamos começar:
Relaxe os braços, mantenha seu dedão esquerdo atrás da costura das suas calças. Dê um puxãozinho na guia se o filhote puxar.
Ajude o filhote dizendo “Fulano, Junto” quando você começar a andar no sentido anti-horário. Ande de um jeito alegre e despreocupado.
·         Elogie o filhote por andar junto. Pode usar o clicker e petiscos no treino também. Coloque-o de volta na posição se o filhote começar a puxar a guia.
·         Pare depois de cada círculo diminuindo a sua velocidade e lembrando-o de ficar “Junto”.
·         Coloque o filhote sentado. Basta mostrar um petisco um pouco acima da altura do cão e ele se sentará. Pode-se ajudá-lo, mas é interessante que ele o faça sozinho.
·         Faça uns cinco círculos duas vezes ao dia. 
Se ele virar para você, ele saiu da posição. Para desancorajar isto, segure-o na posição quando você parar ou pare ao lado de uma parede, assim ele não consegue mudar de posição.

Parando
Quando você estiver se preparando para parar, diminua o passo, levante seu pé esquerdo (como se estivesse marchando) e ponha-o no chão. Esta ação dá ao filhote uma dica extra de que ele deve parar e sentar.

Mudando o passo
Ao mudar o passo, mantenha sua mão esquerda relaxada. Ande mais rápido, trotando. Diminua o passo alargando as passadas. Muda a marcha de modo suave e indique a mudança fazendo alguns sons. Não esqueça: ele é um filhote, não um carro!

Dar a volta
Na velocidade normal, diga “Junto” e vire à direita. Para ajudar seu filhote a continuar, diminua sua velocidade ao virar. Faça um barulho, dê um tapinha na sua coxa. Ande seis passos, pare e faça-o sentar. Agora, abrace seu filhote pelo excelente trabalho!

Dicas Práticas
Você sabe que está pronto para usar o “Junto” no dia-a-dia quando o filhote responder sem precisar de ajuda. Use as dicas abaixo:
→ Deixe uma guia curta (cerca de 30cm) no filhote. Ocasionalmente, pegue a guia e diga “Junto” enquanto anda de um cômodo a outro de casa.
→ Use o “Junto” nas caminhadas. Se seu filhote é bem novinho ou está aprendendo, faça-o andar junto um quarto da caminhada. Aumente a distância gradualmente até que ele esteja sempre andando ao seu lado.
→ Pratique em estacionamentos e em outros locais movimentados (mas nem tanto). Não o deixe cheirar os outros. Fique calmo se as coisas não acontecerem como o esperado. Se você ficar gritando “juntojuntojuntojunto” e der trancos nele, seu filhote só ficará ainda mais excitado. Se você tiver problema, veja onde foi que exigiu demais dele. Talvez seu peludinho precise de um pouco mais de exercícios em locais calmos e isolados antes de praticar em público.
Mantenha sua mão esquerda atrás de você. Se sua mão esquerda estiver na frente, o filhote será o líder, e não você*.
O filhote é muito forte pra você? Você pode amarrar a guia na sua cintura e deixar na posição correta, como se você estivesse segurando a guia atrás de você. Desse jeito, sua resistência aumenta, já que seu tronco é mais forte que o seu braço. Se o filhotão puxar, dê um tranquinho com a mão, só pra lembrá-lo de não puxar.

(Vou começar hoje, depois eu posto como foi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário