Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

Costumamos dar prioridade para as coisas erradas

Com os cães muitas vezes é assim. Nós, humanos, temos a mania de exigir perfeição mas não retribuir com tal, queremos que os cães sejam que nem os dos filmes, perfeitos e engraçadinhos, então devemos comprar um ursinho de pelúcia! 

Antes eu ficava tão irritada quando minha cadelinha não ficava na caminha de noite, ou me puxava nos passeios, sem perceber que ela, ao mesmo tempo, aprendeu super bem a fazer as necessidades no lugar certo, os comandos básicos foi moleza pra ela, e muitas outras coisas. Comecei a perceber que o problema não era ela, era eu. Ao mudar repentinamente quando ela fazia algo que ela não gostava, eu na verdade, fazia com que esse comportamento piorasse, afinal, ela não entendia o porque eu estava irritada. 

Hoje, eu comecei a prestar atenção nos grandes avanços que ela já teve e nas pequenas coisinhas do dia-a-dia que ela faz certo. Assim eu não fico estressada e não lhe estresso também.

Vou citar quais os problemas que eu ainda tenho com ela e o que ela faz de certo e sem problemas:

Coisas que ela faz errado, que estou tentando melhorar:
Anti-social com pessoas estranhas
Puxa a guia quando passeamos
Late para as pessoas que passam na rua que ela ache "estranho"
Não deixa ninguém, que seja estranho ou pouco conhecido, lhe fazer carinho
Late para as visitar
Sobe em cima da mesa quando ninguém esta por perto e pega as flores que ficam em cima.
Ainda dorme na cama comigo

Coisas que ela faz certo, ebaaa:
Faz suas necessidades no pipidollys certinho, sem errar.
Aprendeu os comandos: senta, deita, dá a pata, morto, fica, vem, não comer nada se eu não ordenar
É muito carinhosa com as pessoas aqui de casa
É sociável com outros cães, não teve problemas até hoje
Me deixa escovar seus dentes
Me deixa dar remédio na boca
Me deixa dar banho e limpar as patinhas quando voltamos dos passeios na rua
Nunca mordeu ninguém, eu posso mecher na sua comida, puxá-la, etc, que ela não morde nem avança

Oque estou fazendo para melhorar suas coisas ruins:

Anti-social com estranhos: Estou levando ela passear mais seguido, em lugares diferentes e cheios de pessoas, estou dando petiscos e carinho sempre que ela é sociável.

Puxa a guia: Além de estar saindo mais vezes com ela junto, eu levo petiscos para ter a sua atenção e ensinar que ela não deve puxar, se ela puxa, eu paro e só volto a caminhar quando ela fica parada (guia frouxa).

Late para as pessoas quando caminhamos: Sempre que algum estranho passa por nós, eu lhe dou um petisco,  faz dois dias que comecei e já tem dado resultado.

Não deixa ninguém se aproximar: Vou começar esse treino quando obter mais resultados nos treinos acima, mas ele se baseia na socialização, mostrar que as pessoas não oferecem perigo.

Late para as visitas: Cada visita que chegar em casa deve lhe dar petiscos, que já deixo prontinho, e não deve fazer movimentos bruscos, confrontá-la, encará-la ou tentar se aproximar. Aos poucos ela mesma faz isso.

Dorme na mesma cama que eu: Comprei uma casinha bem confortável para ela, deixo do lado da minha cama e de noite coloco ela ali junto com uma blusa velha usada por mim (geralmente o pijama que fiquei durante o dia), se ela sai da casinha e fica perambulando pelo quarto, eu ignoro, e não deixo ela subir na cama, ela volta pra caminha dela assim. Já dorme metade da noite na caminha sem problemas, a outra metade ela levanta umas mil vezes pra tentar subir na cama, mas continuo sem permitir. Em breve ela ficará cada vez mais na sua caminha.

Sobe na mesa quando ninguém esta por perto: Afastei a mesa das cadeiras, assim ela não tem como subir, faço isso sempre que vou sair da cozinha. Ela já tá perdendo o interesse pela mesa e aos poucos estou começando a deixar as cadeiras junto, pra ela se acostumar. Ofereço também muitos brinquedos para ela se distrair.

Fotos da minha gorda peluda linda:

Quando era filhote, mimindo.

Quando era filhote se achando um pitbull

Adulta, dando um oizinho pra câmera. 




Um comentário: