Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Acostumando um cão adulto dentro do crate

Crate: É um tipo de confinamento para os cães, o mais conhecido é a caixa de transporte, mas tem diversos modelos dependendo do tempo que pretende deixar o cão ( lembrando que ele nunca deve ficar mais que 4 horas dentro de uma caixa de transporte e no máximo 5 horas se for um canil maior com espaço para necessidades).

Mas não é crueldade deixá-lo preso em uma gaiola? Primeiro você precisa entender que até nós, humanos, temos nossa prisão, que é a nossa casa, com portas delimitando o tamanho. O crate será como um quarto ou um espaço só do cão, aonde ele vai poder descansar sozinho e em paz, brincar e relaxar, como se fosse sua toca dos tempos primitivos. É claro que você não deve deixá-lo lá sem um devido treinamento antes, e jamais o obrigue a entrar ou o force, ele precisa associar o crate com algo bom, como diversos brinquedos (kong, ursinhos, ossos especiais) e entender que ele não irá ficar muito tempo sozinho. Se o método de confinamento que você escolheu for um crate pequeno, que servirá como sua caminha, então fique atento pois ele precisa-rá fazer suas necessidades fisiológicas, como cães não costumam urinar ou defecar em lugares apertados ele vai segurar, mas tudo tem um limite, uma hora ele vai liberar ou vai ter uma bela infecção se você não tirá-lo de lá. Agora, se seu método de confinamento for algo tipo um canil, com um pipidollys no cantinho, então você não precisará se preocupar com as necessidades, mas se certifique que o espaço é grande o suficiente e que seu banheirinho fique o mais longe possível da caminha. 

Eu escolhi o segundo método. Eu e minha mãe fizemos um canil na área de serviço, pintamos a grade de rosa, colocamos portinhas e uma divisória aonde seria o banheiro dela. Ainda não iniciei o treinamento com ela, mas em breve terei que fazer isso e vou contar detalhes passo a passo.

E como ensinar a ficar dentro do crate?
(texto retirado daqui)

crate training tem uma regra muito importante: Nunca force ou empurre o cão para entrar no crate. Isso só vai fazer com que o cão tenha medo e tornará a adaptação muito mais difícil senão impossível.
O intuito é que o cão se sinta relaxado e a vontade lá dentro e não que fique desesperado para sair. Em outras palavras seu cão tem que amar o crate.


Preparando o crate
O crate tem que ser um lugar confortável e aconchegante, coloque uma almofada na base e um cobertorzinho ou paninho que ele já tenha e goste. Se seu cão for muito apegado a você vale a pena colocar alguma coisa com seu cheiro, pode ser uma camiseta usada, uma meia ou compre um lenço e amarre no pescoço enquanto estiver em casa por alguns dias.
Primeiro contato
O modo mais facil de acostumar um cão ao crate é, obviamente, usando comida.
Escolha um tipo de petisco, ossinho ou recheio para kong (aqui você encontra algumas sugestões de recheio) que ele ame e que será exclusivo para ser usado no crate training. Caso seu peludo não seja chegado em petiscos use um ou dois dos brinquedos preferidos dele.
No começo coloque em um lugar onde o cão possa te ver a maior parte do tempo. Na sala perto do sofá ou perto do seu computador.
  1. O primeiro contato com o crate é o mais importante, abra a portinha e deixe seu cão cheirar e investigar. Em seguida pegue um petisco ou brinquedo e coloque lá dentro próximo a porta, seu cão provavelmente vai pegá-lo com desconfiança e sair correndo, isso é normal. Vá colocando o petisco cada vez mais para o fundo.
    Caso ele não queira nem chegar perto comece jogando petiscos no chão a uma distancia que ele se sinta seguro e aos poucos vá chegando mais perto. Você pode tentar também fazer uma trilha de petiscos até o crate. Esse processo pode levar alguns dias ou semanas, não apresse o cão, faça sessões curtas de 2 a 5 minutos duas vezes ao dia. Apenas quando ele se sentir confiante para pegar o petisco colocado dentro do crate avance para o próximo passo.
  2. Após repetir o passo anterior algumas vezes, amarre uma cordinha no fundo do crate, pegue um kong ou ossinho e amarre de modo que o cão tenha que entrar e ficar no no crate para roe-lo. No primeiro momento o cão tentará pegar o kong/osso e sair, quando perceber que não consegue puxa-lo para fora pode ficar confuso. Deixe que ele descubra sozinho o que fazer. Quando ele entrar e deitar para se deliciar sente em um lugar proximo mas não interfira ou feche a portinha.
  3. Quando ele se sentir confortavel com o passo anterior e não tentar mais puxar o kong ou tiver receio de entrar no crate pegue petiscos, um kong ou o brinquedo que ele mais ama, coloque no fundo do crate sem amarrar e feche a porta com o cão para fora. Ele provavelmente ficará desesperado para entrar, então abra a porta, deixe que o cão entre e feche em seguida com o cão dentro (veja o video abaixo). Fique em um lugar que ele possa ve-lo e deixe a porta fechada apenas por alguns segundos. 
Aumentando o tempo de confinamento
  1. Gradativamente mas não linearmente aumente o tempo que a porta fica fechada, ou seja, em uma sessão feche por 3, 5 e 2 segundos, na proxima 5, 7 e 3 segundos. Assim o cão não terá a impressão de que o tempo que fica preso é sempre mais longo. O limite de cada sessão são alguns segundos (ou minutos quando ele já estiver acostumado) a mais que o tempo mais longo da ultima sessão. Conforme o tempo vai aumentando deixe tambem um entretenimento que dure mais, como um recheio de kong mais dificil de tirar ou um ossinho mais demorado de roer. 
  2. Quando perceber que o cão já se acostumou e fica relaxado no crate por um tempo considerável, mova-o para um lugar no mesmo comodo onde ele possa ouvi-lo mas não possa vê-lo. Conforme ele se acostumar com a nova situação você então pode mudar o crate para outro comodo da casa dando um tempo para ele se acostumar a ficar sozinho e por ultimo sair de casa enquanto ele estiver preso. 
Aqui em casa o Fritz se acostumou super rapido, depois de alguns dias tirei a caminha dele que ficava ao lado da minha e coloquei o crate no lugar. Não demorou para ele dormir a noite inteira com a portinha fechada sem reclamar. Apenas quando está muito calor deixo aberta caso ele prefira dormir no chão, onde é mais fresquinho. Também após a introdução ao crate ele começou a se esconder lá dentro toda vez que trovejava ou soltavam fogos, por isso digo que crating é ótimo para cães medrosos, pois elea passam a ter um cantinho para se esconder ao invés de entrar em pânico e tentar fugir ou se machucar.
Uma outra dica é passar a oferecer as refeições apenas dentro do crate, mas isso só deve acontecer depois de passar pelas fases do primeiro contato e ele se sentir a vontade entrando e saindo.
Quando o peludo se acostumar a entrar e sair do crate vale a pena dar um nome para a ação. É muito simples, toda vez que ele entrar no crate diga a palavra de sua preferência, aqui em casa eu digo “casinha”

Nenhum comentário:

Postar um comentário