Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Liderar e não dominar

Acho que a teoria da dominância, baseado nos estudos feito em lobos, foi e está sendo muito mal interpretado. Podemos ver a teoria usada como base no adestramento feito por César Milan (O Encatador de cães), ele diz categoricamente que temos que ser lobos líderes, dominar nossos cães, blábláblá, todo mundo já deve ter visto ou ouvido sobre ele. Estive analisando alguns de seus programas e cheguei a conclusão de que se aquilo for ser um líder eu prefiro ser qualquer outra coisa. Durante todo o adestramento César intimida, aterroriza, e assusta os cães ditos como líderes, no final temos o mesmo resultado em todos os programas, o problema é resolvido e o cão vira praticamente outro. Mas sabe o que eu vejo? Cães arfando, lambendo a boca sem parar, com rabo baixo e tremendo. Vejo cães com medo e muito mais perigosos do que antes, pois se você pode utilizar de força para ensiná-lo, ele irá revidar uma hora. Vejo controle e submissão por medo e falta de alternativa do que por prazer e respeito. Isso é ser o alfa? Isso é ser feliz com o seu cão? NÃO.

Vou citar um texto escrito pelo Dave Mech, o criador da teoria da dominancia e pioneiro nos estudos com lobos publicado em seu site:


“Conceito obsoleto do lobo alfa
O conceito do lobo alfa está integrado na literatura popular do gênero, pelo menos, em partes por causa do meu livro ”The Wolf: Ecology and Behavior of an Endangered Species,” escrito em 1968, publicado em 1970, republicado em paperback em 1981, e ainda sendo impresso e disponível apesar de meus inúmeros pedidos à editora para que parassem de publica-lo. Apesar da maior parte das informações contidas no livro estarem corretas, muitas delas são antiquadas. Nunca aprendemos tanto sobre os lobos quanto nos últimos 40 anos. 
Uma das informações obsoletas é o conceito de lobo alfa. “Alfa” sugere competição com outros membros da matilha e se tornar o lider vencendo um concurso ou batalha. No entanto, a maior parte dos lobos que lideram uma matilha chegaram a esse status simplesmente por acasalar e ter filhotes, que se tornam então os membros desta matilha. Em outras palavras eles são meramente procriadores ou pais e é assim que os chamamos hoje em dia.”
“A tentativa de aplicar informações de lobos sem relação de parentesco em cativeiro a estrutura familiar de matilhas naturais resultou em confusão generalizada. Poderiamos comparar a tirar conclusões generalizadas sobre a dinamica familiar humana estudando familias em campos de refugiados. Os conceitos de “lobo alfa” como lider dominando um grupo de compatriotas da mesma idade é particularmente enganosa.”
Em outro estudo feito pelo DR Frank Beach, que estudou durante 30 anos uma matilha de cães, foi chegada a conclusão de que não há dominância física entre eles, as coisas são conseguidas com assédio psicológico, sinais sutis, enfim, um grande ritual.  Os que aparentemente era os ditos alfas eram na verdade apenas líderes bondosos, confiantes de sua posição e não se rebaixam em brigas, apenas cães inseguros brigam. Outra coisa observada foi que a maioria dos cães não desejam serem líderes. Muitos alfas são pequenos e franzinos, fisicamente incapazes de controlar pela força, na verdade o que ele faz é controlar os recursos, apenas isso. Um alfa canino é superior e pode muito bem dividir seu osso ou sua cama simplesmente porque ele não dá a mínima, é auto-suficiente e seguro de sua superioridade. 

Na verdade cães são animais brincalhões e carentes de atenção, quando ele pega seus ursinhos ou seu chinelo ele só quer dizer "ei, vem brincar comigo" e não "vou dominar você". Cães não falam, agem. Mas então como eu coloco limites no meu cão? Na teoria é bastante simples, você tem que se sentir o líder, ser confiante e ter o controle da situação, cães percebem quando você está com medo ou suscetível. Não usar de força física, a pior coisa para os cães é o fato de você ignorá-lo. Fez algo errado como pegar seu chinelo? Finja que não tá nem aí, não preste atenção e não corra atras dele. Pegue um brinquedo que seja dele e próprio para morder e então comece a brincar com ele, em breve o cão volta correndo e se interessa no brinquedo certo, esquece seu chinelo. Você deve direcionar seu interesse e seu prazer nas coisas que ele pode e deve brincar.



Faça do adestramento uma brincadeira, não reprima seu cão, se errou, esquece, tente de novo. O ato de ensinar deve unir o cão e o seu dono, no final vai ser você que vai aprender com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário