Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Treinador conversando com seu cão

Este texto é uma tradução de um texto escrito pelo Dr Ian Dunbar.

Ian Dunbar: Porque é que os cães se portam mal?
Rex (Pastor Alemão): Quem disse que nos portamos mal? Nós consideramos que o nosso comportamento é bastante exemplar.

ID: Ok. Nós, pessoas, achamos que os cães se portam mal. Vamos ser mais objectivos então e perguntar porque é que os cães: perseguem; escavam; roem; rosnam; mordem e ladram?
R: Porque somos cães, suponho. Certamente ficaria surpreendido se voássemos, fizessemos as palavras cruzadas, guardássemos os ossos no frigorifico, mugíssemos, miassemos e contratassemos um advogado para processar os nossos inimigos.

ID: Ok, ok! Tudo bem, todas as atividades dos cães são perfeitamente normais e necessárias para o natural repertório canino. Então não são tanto os comportamentos que são anormais em si mesmos mas antes inapropriados em ambiente doméstico.
R: Bem, sim e não. Julgo que depende da sua perspectiva. Nós, cães, não consideramos necessariamente o nosso comportamento inapropriado. Pelo contrário, um Yorkshire amigo meu considera tapetes o mais avançado que existe em casa de banho, o lugar perfeito para urinar em toda a casa. Não se fica com as patas molhadas quando se urina em tapetes. Um velho Jack Russel admite abertamente que terra acabada de fertilizar e revolver oferece as melhores condições para escavações, considerando a delicadeza das suas patas devido aos muitos anos de vida doméstica.

ID: Então corrige-me se estiver errado. O que estás a dizer é que o comportamento dos cães é perfeitamente normal e natural...
R: E necessário!

ID: ...e necessário no estado selvagem...
R: E no ambiente doméstico!

ID: ...e no ambiente doméstico.
R: Então a solução está no dono, que tem de providenciar e indicar as formas possiveis, em mutuo acordo, para as necessárias atividades caninas, caso contrário...

ID: "Caso contrário"?
R: ...caso contrário nós somos forçados a improvisar na nossa busca por uma terapia ocupacional para passar o dia.

ID: E erram na escolha. Certo?
R: Certo! E depois somos castigados por quebrar regras que nós nem sabíamos que existiam.

ID: Isso não é justo.
R: Bem, não nos deixa nada contentes. (Como raça de guarda os Pastores Alemães por vezes poderão ladrar muito e morder)

ID: Hmmmm! Já tentaram explicar aos vossos donos que não sabem que estão a fazer mal?
 R: Claro, sempre que eles chegam a casa.

ID: E o que é que acontece?
R: Eles castigam-nos quando corremos para os receber à porta de casa.

ID: Se calhar eles não gostam da vossa maluquice, de colocarem as patas em cima deles, de lambidelas ou de saltarem. Porque é que não se sentam...
R: Isso é uma boa ideia! Nunca tinha pensado nisso... Mas eles adoram a nossa atenção e euforia quando somos filhotes, nós apenas crescemos.

ID: O que quis dizer foi, porque é que não se sentam e conversam isso com eles?
R: Ah, eles nunca ouvem. Sempre que nos sentamos eles apenas dizem "junto, senta, junto, senta..." e depois de andar à volta em quadrados voltamos onde começamos. Parece tudo sem sentido.

ID: Já tentaram fazer o que o vosso dono manda?
R: Já. Mas é pior quando somos obedientes. Quando falhamos depois qualquer coisa, assumem que estamos a ser mal comportados de propósito e castigam-nos ainda com mais severidade.

ID: Nunca ficam zangados?
R: Se ficamos zangados, eles nos matam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário