Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Entendendo comportamentos caninos

Estava lendo um dos blogs que sigo e recomendo, chamado: Barbas e bigodes, quando me deparei com um post muito interessante, que me fez refletir sobre o modo que entendemos e que a mídia nos ensinou a entender sobre cães. Sim, eu culpo também a mídia por estereotipar um cão perfeito desde o inicio, com pensamentos e sentimentos humanos, que na verdade, eles não tem. Tal fato cria uma ilusão a futuros donos de cães, que esperam que ele entenda quando faz coisas erradas sem ser ensinado, que sinta culpa, que saiba o que fazer e o que não fazer, enfim, que seja um mini humano obediente sem que o dono faça qualquer esforço para isso. A mídia cria o chamado cães da moda, observe:



Cães são muito inteligentes, mas nem sempre conseguimos nos comunicar e ele consegue nos entender. Voltando a falar sobre a postagem do blog que mencionei antes vou copiar um pequeno trecho para me explicar melhor:

“O cão Walt Disney é super inteligente, ético, é capaz de planejar vingança, soluciona problemas complexos e entende o valor dos objetos na casa do dono. Ninguém quer um cachorro B.F.Skinner (*): uma caixa preta com duas funções: entrada e saída, é lógico que esse não é o membro peludo de nossas familias.”
Walt Disney vs. B.F. Skinner
Um cão é punido toda vez que é pego roendo os moveis. Agora o cão evita faze-lo quando o dono está em casa mas se torna destrutivo quando deixado sozinho. Quando o dono retorna e vê o prejuizo o cão se encolhe, coloca as orelhas para trás e fica cabisbaixo. 
Versão Walt Disney: O cão aprende por punições que roer moveis é errado. O cão fica chateado por ter ficado sozinho e, para se vingar do dono, rói os moveis quando o dono sai. Ele deliberadamente faz uma coisa que sabe estar errada. Quando o dono retorna o cão se sente culpado pelo que fez.
Versão B.F. Skinner: O cão aprende que roer moveis é errado quendo o dono está presente e certo quando o dono sai. O cão fica levemente ansioso quando deixado sozinho e se sente melhor ao roer. Isto também ajuda a passar o tempo. Quando o dono retorna, o cão mostra sinais de submissão para evitar uma punição que ele aprendeu que pode acontecer nessas horas. O comportamento exibido com a chegada do dono e/ou pre-punição é simplesmente um prognostico: o cão sabe que vai ser punido mas não sabe porque.
(*) B.F.Skinner foi um autor Americano, pioneiro em pscicologia experimental e propositor do Behaviorismo Radical e comportamento operante. Apesar de suas ideias serem um pouco radicais para humanos, podem ser muito bem aplicadas no adestramento canino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário