Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Posse responsável

Ter um cachorro não é tarefa fácil. Não é bonito como mostra nos filmes, os cães não vem adestrados e fazendo o que nós queremos, são super dependentes e querem estar grudados em você o tempo todo. Isso é bom, na teoria, porque na prática é quase insuportável, ele vai te seguir pela casa, vai chorar desesperadamente se você desaparecer nem que seja por poucos minutos, vai arranhar a porta do banheiro quando você estiver lá, vai destruir tudo que estiver ao seu alcance e mais um pouco só porque você resolveu sair por algumas horas. Vai chorar toda santa noite quando você quer dormir, você vai ficar calmo, depois vai apelar pro carinho, então pros xingões, vai ficar frustrada, e por ultimo vai parecer que desistiu. Fases que todos os donos passam quando tentam ensinar algo ao seu cão.

Pode ter certeza que ele irá te dar muitos prejuízos e gastos, por mais que você não compre nada mais que o essencial (que já é muito caro), vai pegar seu controle remoto, vai subir em cima da mesa quando você se descuidar e se meterá dentro da panela (experiência própria), vai cagar e mijar nos seus tapetes, vai vomitar na sua cama, vai destruir os sofás e qualquer coisa mastigável como quinas de mesas e cadeiras, vai pegar seus enfeites e destruirá suas flores. Vai soltar montes e montes de pelos que acredite, jamais sairão completamente das suas roupas. Tudo isso e mais um pouco a Minnie, minha cadelinha já fez, me irritei muitas vezes, já chorei de tristeza e de raiva, já virei noites porque ela não parava quieta. 

Entendem como ter um animal, uma vida que depende da sua, é complicado? Não é brinquedo. Muitos pensam que é fofo e esperam que o animal seja perfeito como nos desenhos animados. Quando eles não correspondem o que se espera deles, pronto, é rua, é canil, é coleira, é abandono. O engraçado é que nós mesmos nunca correspondemos o que os outros esperam de nós, porque devemos exigir comportamentos humanos em seres tão perfeitos como os animais? Eles são perfeitos, do seu modo, são educados, do seu modo, são cheirosos e higiênicos, do seu modo. Já pensei, nos momentos de desespero, em dar a Minnie pra outra pessoa, me julgava incapaz de conseguir criá-la só porque me frustrava, quando comecei a entender o que ela queria me dizer, o que ela precisava, o que ela sentia e como estava sendo injusta e confusa com ela, foi que eu a aceitei completamente. Aprendi a olhar seus avanços com outros olhos e levar na esportiva quando faz algo errado. Tento ser o melhor possível, não como líder da matilha, não sou loba e ela também não é, apenas tento recompensá-la pelas coisas boas e ignorar as ruins, não quero que ela me tema, quero que ela me respeite porque gosta disso.

Aceite os defeitos dos seus cães, você também não é perfeito. Tente se sujar com ele também, rolar no chão com ele, brincar de bola, correr, destruir... leve as coisas de maneira simples e equilibrada. No fim você não vai ter apenas um cão, vai ter o melhor amigo da sua vida. 


Minnie tomando conta da minha cama.

Um comentário:

  1. Gostei muito das dicas que vc.postou neste blog.Tenho um amigão que se chama BITO,abreviatura de Cabrito, sabe porquê? veja bitocabrito.blogspot.com/ Vc.vai gostar.

    ResponderExcluir